sexta-feira, 11 de julho de 2008

Ereção prolongada com a glande flácida: perigo

Ereção prolongada
Ela não é bacana, é dolorosa e perigosa

Dr. Ricardo de La Roca

O Priapismo, ou ereção prolongada, tem na origem do nome o deus Priapo, antigo ícone de virilidade e sexualidade. É uma ereção prolongada, por horas, na qual tipicamente existe o endurecimento do corpo peniano, mas não da glande, que costuma ficar flácida.

A reação se torna dolorosa e, se não revertida em até 6 horas, pode levar a um quadro de impotência sexual pelo resto da vida.

As causas

Várias causas levam ao priapismo, sendo as mais freqüentes:
- Anemia falciforme - uma alteração da hemoglobina com traços falciformes.
- Medicamentos incorretos – o uso de injeções penianas de drogas vasoativas, para provocar ereções, ou até o abuso dos medicamentos que ativam a ereção, amplamente comercializados, ingeridos junto com bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas.

Como ocorre

O sangue, que entra nos corpos cavernosos e provoca a ereção, fica retido em uma alta pressão e não dá vazão no momento da detumescência, e ocorre então uma coagulação deste sangue dentro dos corpos cavernosos, mudanças da oxigenação do tecido e, se não drenado em até 6 horas, leva a um processo de destruição dos capilares e nervos intra-corpóreos. Com isto, o individuo se torna impotente.

O que fazer

Em caso de um quadro de priapismo com ereção com tempo maior que 45 minutos, você deve procurar imediatamente um hospital para ser atendido por um urologista.

Após exames, o médico dará medicações especificas para tentar reverter este quadro. Se isto não funcionar, ele fará uma punção com agulha calibrosa dos corpos cavernosos, fazendo assim uma lavagem destes espaços com soluções contendo adrenalina.

Se isto também não funcionar, é feita uma cirurgia para criar uma passagem do sangue represado para a glande.

Impotência

Em casos onde, pelo tempo decorrido, não há como reverter o quadro de priapismo e a seqüela for a impotência, o único meio deste paciente ter seu pênis ereto é com a implantação de próteses penianas.

Por sorte, este quadro de priapismo é raro, mas é sempre bom estar prevenido.

Vídeo: Erection of restaurant





Fonte: jovem.ig.com.br

5 comentários:

  1. sou auxiliar de enfermagem e estou com um paciente internado com esse quadro de priapismo ja tem 27 dias, ele tinha vergonha de ir no medico isso pode ter consequencias graves pois estava lendo q isso tem q ser medicado em ate 6 horas do caso o dele ja faz quase um mes, por isso quando acontecer tem q procurar imediatamente o hospital....

    ResponderExcluir
  2. ola tive muita sorte a semana passada,tive priapismo com evoluçao de 24 horas nao imaginava q seria tao grave pois o urologista drenou o sangue mas nao adiantou, fui levado as pressas p sala d sirurgia e foi feita primeira operaçao,quando amanheceu o medico veime visitar e s deparou com o pennis ainda ereto,fui levado novamente p sala de sirurgia onde foi feita a segunda operaçao,graças a Deus q estou me recuperando mas talves ficarei impotente,homens lembre-se q nao e normao ficar com o pennis ereto por muito tempo,si isso acontecer com vs va imediatamente ao pronto socorro.jundiai s.p.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se pessoas de baixa renda podem adquirir esta protese, caso não haja realmente uma reversão desse problema.

    ResponderExcluir
  4. Aconteceu comigo ouve demora para atendimento,por desconhecer a gravidade da doença estou impotente.
    agosto de 2011

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário ... Aguarde, seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.