sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Touro pisoteia peão na estréia do rodeio de Barretos

Peão é pisoteado por touro na estréia do rodeio de Barretos
Maior rodeio do país começou na noite de quinta e só termina no dia 31 deste mês.

Peão acidentado passa bem; ele teve de ser imobilizado e retirado de maca da arena.A 53ª Festa do Peão de Barretos, a 423 km de São Paulo, começou na noite quinta-feira (21), com um susto no rodeio em touro. O peão Delmo Mendes, que se apresentou quase no final da montaria, foi pisoteado pelo animal que tentava domar e teve de ser retirado da arena imobilizado, em uma maca. Ele recebeu atendimento médico e passa bem.

O resultado foi bem diferente para boa parte dos 29 competidores que disputavam com Delmo. Doze deles conseguiram dominar o touro por oito segundos. A noite teve dois competidores empatados na liderança. “Só é o primeiro dia e tem muita luta ainda pra vir”, disse o peão Mario Benato. “É pegar os bois certo e ir até o domingo, na final”, afirmou Redner Moreira.



Festa
O rodeio de Barretos, que é o maior do país, só termina no dia 31 de agosto. A expectativa dos organizadores é receber nos 11 dias de festa cerca de 800 mil pessoas.

O público chega de todo o Brasil para torcer nos rodeios e aproveitar os shows. São aproximadamente mil ônibus de turismo e pelo menos 300 vans. "Quem vem para cá é gente apaixonada por rodeio e pelos shows, que atraem os jovens", explica Larissa Mello, coordenadora do Departamento de Turismo da Associação Os Independentes, responsável pela festa.

Tudo acontece no Parque do Peão, um complexo de 2 milhões de m². É uma pequena cidade, com infra-estrutura de restaurantes, lanchonetes, lojinhas, hospital, centro odontológico e dois campings - um para solteiros e outro para casados.

Os visitantes vêm também do exterior. Barretos é um município de 120 mil habitantes, que está acostumado a receber turistas estrangeiros. As placas informativas vêm em português, espanhol e inglês.

O momento mais disputado da festa acontece na final de domingo (31), quando sairá o vencedor do 16º Barretos Internacional Rodeo. A vitória garante, além de uma caminhonete Dodge novinha, prêmio mais esperado pelos peões, a classificação para o Campeonato Mundial de Rodeio que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. [Fonte: G1]




'Não fui massacrado', diz peão que deixou arena de maca
Delmo Mendes caiu e ficou embaixo de touro em rodeio de Barretos. 
Apesar do susto, ele disse que 'é normal' ser atingido por animal.

O peão Delmo Mendes, que na quinta-feira (21) saiu imobilizado da arena, estava pronto para nova montaria na noite de sexta-feira (22)   (Foto: Carolina Iskandarian/G1)


Na noite de quinta-feira (21), a primeira da Festa do Peão de Boiadeiros em Barretos, Delmo Roberto Souza Mendes, de 34 anos, levou um susto. Caiu, ficou embaixo do touro por alguns segundos e foi atingido pelo animal.

Precisou ser retirado da arena de maca, imobilizado. Apesar do incidente, ele continua na competição, faz questão de amenizar o impacto das imagens do tombo e diz que a "focinhada" que levou no rosto um fato "normal".

"Isso acontece muito. É normal. Eu não fui massacrado", afirmou ele, um dia depois da queda brusca. Mendes ficou menos de oito segundos no lombo de Seco e outros poucos embaixo dele. "Ele só me deu uma 'relada' no rosto. Nem doeu", esnobou o peão, que monta há 12 anos, seis deles na festa de Barretos, que é a mais importante.


Mendes ficou surpreso quando viu na televisão a reportagem que, segundo ele, deu a entender que o caso era grave. "Depois da maca, eles me olharam e liberaram. Viram que estava tudo bem", contou ele, nesta sexta-feira (22), pouco antes de voltar à arena. "Estou preparado."

Mesmo com toda experiência, o barretense já sofreu em rodeios. Disse que levou algumas "pisadas", mas o susto maior foi em 2000. "Quebrei o maxilar quando levei uma cabeçada do touro". Questionado se a família fica preocupada em vê-lo pulando em cima de um touro, Mendes riu. "Que nada. Estão acostumados."

Carolina Iskandarian
Do G1, em Ba

Um comentário:

  1. deixo um abraço a todos os amantes do rodeio assim como eu !beijusssssssssssssss

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário ... Aguarde, seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.