sábado, 13 de dezembro de 2008

Santa Luzia: conheça a história da santa protetora dos olhos


Conheça a história da santa protetora dos olhos

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.

Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.

Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.

Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.

Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.


Temos mais de uma Santa Luzia, mas a mais venerada é a Santa Luzia de Syracuse, Sicília, que é considerada a protetora dos olhos e da visão. É uma das mais famosas mártires da igreja. Ela era de sangue nobre e os atos de seu martírio contam que ela sofreu os mais hediondos martírios inclusive os seguintes : Como era virgem a levaram para um prostíbulo mas ninguem lá, nem mesmo os mais fortes soldados conseguiram move-la ou não tiveram meios para possui-la. De volta a prisão, como ainda se recusasse a renunciar a sua fé, retiraram, com punhais, os seus dois olhos e no dia seguinte os olhos estavam no lugar e normais (Na liturgia da igreja ela é apresentada com uma pequena almofada na mão direita com os seu dois olhos). Depois a cobriram com uma espécie de resina e foi colocada numa grande fogueira e quando as chamas finalmente desapareceram, ela estava como antes, sem nenhum dano ou ferida. A comoção dos presente foi enorme, mas o prefeito ficou ainda com mais ódio mandou cortarem sua garganta com uma espada.

Sua festa é celebrada no dia 13 de dezembro
Ela é mencionada na Primeira Prece Eucarística. Suas relíquias estão preservadas em Veneza e eram veneradas pelo Papa João XXIII, enquanto ele servia como Patriarca de Veneza, antes de ser eleito papa em 1958.

Fonte: santosdaigrejacatolica.com

17 comentários:

  1. MEU NOME É VANUSIA SOU DE TABOÃO DASERRA-SP.
    TENHO UM FILHO. NASCERAM VÁRIOS TOMORES NOS OLHOS DELE,MAS NASCIAM E ESTOURAVAM,MAS TEVE DOIS QUE NÃO ESTOURARAM.EU LEVEI MEU FILHO AO MÉDICO.ELE EXAMINOU MEU FILHO,E DISSE,- MÃE ESTES CAROSOS,AINDA VÃO ESTOURAR. SÓ QUE O TEMPO FOI PASSANDO E MEU FILHO FOI FICANDO IRRITADO COM AQUILO,POIS OS OLHOS DELE ESTAVAM MUITO EMCHADOS E DOLORIDOS. SE PASSARAM UM ANO,QUANDO EU DESCEDIR PROCURAR OUTRO MÉDICO. LÁ NO POSTO DE SAÚDE, O MÉDICO FALOU,MÃE! ESTES TOMORES, NÃO ESTOURAM MAIS, POIS PASMARAM. TEM QUE FAZER SIRÚGIA.EU TRISTE E PREOCUPADA, COMESSEI A ORAR E PEDIR A INTERCÇÃO DE SANTA LUZIA.COM MAI OU MENOS 5 DIAS UM DOS TOMORES ESTOUROU, E OUTRO FOI SUMINDO INESPLICAVÉLMENTE.AGRADEÇO A DEUS E A SANTA LUZIA QUE INTERCEDEOU POR NÓS.DESEJO QUE ESTE TESTEMUNHO AJUDE ALGUÉM A TER FÉ NO NOSSO PAIZÃO DO CÉU E NA INTERCÇÃO DOS NOSSOS QUERIDOS MARTIRES. AMÉM!

    ResponderExcluir
  2. Confio em DEUS e em Santa Luzia, que o calázio que está afetando o olho direito de minha filha Eduarda Cristina Martins de Oliveira, irá se dissipar e não irá afetá-la nunca mais. Confio em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

    ResponderExcluir
  3. Confio em DEUS e em Santa Luzia, que o calázio que está afetando o olho direito de minha filha Eduarda Cristina Martins de Oliveira, irá se dissipar e não irá afetá-la nunca mais. Confio em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!

    ResponderExcluir
  4. TAMBEM ACREDITO EM MILAGRES? PORQUE SANTA LUZIA AO INTERCEDER A DEUS POR NOSSAS PRECES E ESSA SERAM ATENDIDAS,PRECISAMOS TER FÉ E CONFIAR INTERAMENTE EM DEUS.
    TRABALHO À(07)ANOS EM CORDENAÇÃO FESTIVAS, E RELIGIOSAS,SANTA LUZIA E A PADROEIRA DA VILA LUZIANIA DO SITIO VARZEA NOVA MUNICIPIO DE ANTONINA DO NORTE CE.TRABALHO PORQUE GOSTO ME SINTO BEM,EM PRESTAR SERVIÇOS A CAPELA DA MINHA COMUNIDADE.ACREDITE TUDO E POSSIVEL ATRAVES DA ORAÇÃO,SEJA QUAL FOR SEUS PROBLEMAS,PERÇA,INPERCEDA ACREDITE QUE SANTA LUZIA IRA INTERCEDER A DEUS POR TE.

    ResponderExcluir
  5. daniela desse faço aniversario no dia 13 de dezembro e quando nasci meus olhos eram azuis todos que mim viam se adimiravom agora com 20 anos meus olhos sao verdes

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Alexander Pires e sou devoto de Santa Luzia, hoje dia 01/05/2011 estou no hospital Adventista Silvestre e o meu pai Fernando Pires, acabou de sair da UTI. Ontem ele fez uma cirurgia de ponte safena e hoje chegando ao quarto ele estava super bem esperei ele tirar um cochilo e o deixei com a minha mãe,ai chegou o restante da minha familia para velo e ele começou a se sentir mau os meus familiares tiveram que ir embora. Ai ele ficou bem conseguiu descançar e jantou, logo em seguida começou a se sentir mau novamente, falei para ele ficar calmo e discansar, ele deitou e eu rezei para minha SANTA LUZIA para ele descansar e graças a Deus ele está descançando e até roncando. GRAÇAS A DEUS E GRAÇAS A SATA LUZIA AMEM. OBRIGADO MINHA SANTA.
    ALEX

    ResponderExcluir
  7. agradeço a santa Luzia pela graça consedida no meus olhos.
    valldecir

    ResponderExcluir
  8. Eu Francineide descobri na quarta-feira 12 de setembro de 2011 que eu tenho uma doença nos dois olhos chamado de glaucoma, na hora eu levei um choque com esta noticia,mas tenho certeza que Santa luzia vai interceder por mim,e eu vou ser curada. obrigado senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho Levi,vai fazer 06 anos no dia 29 de setembro,quando ele nasceu ele tinha um problema nos dois olhos,não podia sair na claridade que os olhos lacrimeijavam,o médico falou que quando ele completasse 08 meses ele tinha que fazer uma cirúgia e eu sempre falava .quem vai curar o Levi é Santa Luzia,quando faltava 02 semana para ele fazer 08 meses Santa Luzia curou ele.obrigado Santa Luzia.

    ResponderExcluir
  10. Eu,tive um problema de visão derrepente ,como meu avô já rezava pra Santa Luzia,então recorrir a Santa Luzia pedindo-lhe ,que me devolvesse minha visão ,como era antes,em um belo dia antes de tomar qualquer remedio do médico,quando pisquei os olhos vi que não tinha mais o problema.(chamado SEROSA CENTRAL)Isso já se passaram mais ou menos 7 anos.E hoje eu rezo todo dia 13/12 à minha Santa Luzia...Obrigado meu DEUS...

    ResponderExcluir
  11. eu tenho discolamento visual, e uso oculos desde meus 3 anos de idade, mais eu nao perco a as esperancas eu sei que Deus e Santa Luzia vao me curar e eu vou poder enxerga sem a ajuda dos meus oculos, e sem o perigo de ficar sega.

    ResponderExcluir
  12. meu nome é camila rodrigues e eu também ja fui agraciada por santa luzia,que se mostrou pra mim na hora em que eu estava perdendo a visão como sinal de que resolveria tudo.fiquei cega e os médicos disseram que eu não voltaria a enchergar,ganhei uma medalha de santa luiza sem se quer saber do que se tratava e tive uma fé inesplicavél como graças a Deus costumo ter e ela fez o milagre eu posso pregar a sua condição de intercessora tenho muita fé em Deus e em nossos representantes espirituais.

    ResponderExcluir
  13. Com Fé em Santa luzia eu irei alcançar a graça que peço. Santa Luzia proteje meus olhos para que eu possa continuar enxergando a beleza das criações do Senhor, AMEM

    ResponderExcluir
  14. minha filha com dois dias de nascida teve uma cunjutivite fortíssima a ponto de sair sangue com pus dos olhos e foi orando muito pra santa luiza que tive a benção da cura.

    ResponderExcluir
  15. o medico falou que meu filho tinha 90 por cento de chance de ficar cego mas minha mãe desse para pedir santa luzia para interceder pelo meu filho pela omrra gloria de santa luzia meu filho tem a perfeita.

    ResponderExcluir
  16. Santa Luzia curou as vista do meu filho Renan.o medico disse q ele tinha 90 por cento de chance de ficar cego.

    ResponderExcluir
  17. o medico falou que meu filho tinha 90 por cento de chance de ficar cego mas minha mãe desse para pedir santa luzia para interceder pelo meu filho pela omrra gloria de santa luzia meu filho tem a perfeita.

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário ... Aguarde, seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.