segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Linhares: Parte de ponte desaba e pedestres caem no Rio Doce

foto: Melina Mantovani (Gazeta Online)

Ponte Getúlio Vargas desaba em Linhares. Veja imagens
Galeria de Fotos


Parte da estrutura da ponte Getúlio Vargas, em Linhares, região Norte do Espírito Santo, cedeu na manhã desta segunda-feira (19) no momento em que pedestres caminhavam pela via. 

A estrutura próxima a cabeceira da ponte sobre o Rio Doce, com uma distância de 200 a 300 metros, no sentido Vitória-Linhares, desabou. Segundo populares, cinco pedestres também caíram na água. 

Uma mulher deu entrada no Hospital Geral de Linhares (HGL) por volta das 7h30, vítima do acidente. De acordo com o HGL ela teve ferimentos leves. Familiares de pessoas que estariam desaparecidas estiveram nesta manhã no hospital à procura de outras vítimas, mas nenhum outro registro de atendimento foi registrado na unidade.

A mulher hospitalizada, identificada como Joventina Moreira, de 46 anos, conseguiu se segurar em um dos pilares da ponte e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 7h. Ela contou que ouviu um barulho muito forte e tentou correr de volta para a margem, mas não deu tempo. 

As outras vítimas teriam sido levadas pela correnteza. O Rio Doce ainda está com nível de água acima do normal devido às chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro. Bombeiros utilizam uma embarcação na tentativa de encontrar os pedestres que teriam caído na água.

Militares do Corpo de Bombeiros também estão na via e o trânsito de pedestres e ciclistas está interrompido, para evitar que novos acidentes aconteçam, já que o restante da estrutura não foi avaliado e não se sabe se há risco de queda de mais partes da via.

Mergulhadores trabalham nas buscas das vítimas e outros homens da corporação vão realizar uma varredura na estrutura da própria ponte. 

A ponte

A estrutura, com 630 metros de extensão, foi sendo desativada para a passagem de veículos após a enchente de 1979 e outra ponte, paralela à Getúlio Vargas, foi construída sobre o Rio Doce para absorver o tráfego da BR 101. Atualmente a ponte era utilizada apenas para pedestre e ciclistas. 

A estrutura foi inaugurada em 1954, pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Já passou por reformas e teve mais de sessenta peças de parapeito substituídas. A via é ponto de encontro para os praticantes de caminhadas e atividades físicas no município.

Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Élio Bahia, a estrutura estava totalmente interditada desde 1991, quando a ponte construída ao lado da Getúlio Vargas foi inaugurada. 

"Nós bloqueamos a ponte com bloquetes que impedem a passagem de veículos. Não temos como impedir que pedestres utilizem a via e a ponte nem apresentava sinais de que não poderia ser usada por pedestres. Também não temos equipe para ficar de plantão fiscalizando se as pessoas estão ou não usando a ponte", explicou.

Élio Bahia disse ainda que a correnteza durante a última cheia do Rio Doce pode ter desgastado a estrutura a ponto de provocar o desabamento de parte da ponte. Segundo o superintendente, autoridades do município devem fiscalizar a estrutura e impedir que ela seja usada mesmo que por pedestres.

A Prefeitura de Linhares ainda não se posicionou oficialmente sobre o acidente. Técnicos e representantes do poder municipal estão no local acompanhando os trababalhos de resgate.

Ponte é opção de lazer em Linhares

No site da Prefeitura de Linhares, em matéria publicada no dia 3 de dezembro de 2007, a Secretaria de Obras informava que a ponte Getúlio Vargas "será transformada numa nova opção de lazer para os moradores e visitantes".

Ainda de acordo com o informativo, o "local passará a contar com uma academia ao ar livre que será construída na cabeceira Norte da ponte, próxima às torres de telefonia e TV. Ao lado da academia - que terá 11 aparelhos fixos para exercícios físicos - também será construído um estacionamento".

Mesmo com o projeto inacabado, a população do município já utilizava o local para atividades físicas, como caminhadas e passeios de bicicleta.

19/01/2009 


Encontrado corpo de manicure caiu no Rio Doce após desabamento de ponte em Linhares

22/01/2009 - 11h10 (Redação gazeta online - )

O corpo de Devanir foi encontrado no rio
O corpo da manicure Devanir Farias de Souza foi encontrado na manhã desta quinta-feira (21), por volta das 10h, nas proximidades da Fazenda Primor, em Regência, próximo à foz do Rio Doce. Ela era a única vítima desaparecida após a queda da ponte Getúlio Vargas, na última segunda-feira. 

Os agentes da Polícia Militar e do Departamento Médico Legal se dirigem para o local para recolher o corpo, que será levado para o DML de Linhares, para perícia médica. 

De acordo com o capitão do corpo de Bombeiros, Cristiano Sartório, o corpo da manicure foi encontrado por tripulantes de uma embarcação que estava no rio. Eles informaram os bombeiros e o corpo foi retirado e levado para a margem pela equipe do órgão. 

O capitão frisou também que o corpo de Devanir estava há cerca de 30 km de distância do local onde ela havia desaparecido. Os familiares já foram informados e devem ser encaminhados para o DML para reconhecerem o corpo. 

Ponte desaba


A manicure desapareceu na última segunda-feira (19) após a queda de parte da ponte Getúlio Vargas, em Linhares. Devanir saiu de casa na segunda pela manhã para caminhar e não foi encontrada. 

Ela teria sido vista pela última vez por Joventina Moreira, seguindo pela ponte momentos antes do desabamento. A manicure passou por uma cirurgia no útero e estava retornando às atividades físicas.

A estrutura da Getúlio Vargas, com 630 metros de extensão, foi desativada em 1991 e outra ponte, paralela, foi construída sobre o Rio Doce para absorver o tráfego da BR 101. Atualmente a via era utilizada apenas para pedestre e ciclistas. 

2 comentários:

  1. quando acontece de um bairro de pobre ..desaparecer por causa de desmoronamento ..muitos ricos ate dao risadas ..agora quando acontece com eles ..todos dao coberturas ..e dizem nossa q tragedia... q se danem a granfinagem kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. É desse jeito tá feia coisa, por que pessoas morrem por falta de mão eobra dos politicos que é guardano a grana que nós ser humano paga pagar pra eles....
    fico muito triste com isso.... que ela fiquem em paz onde estiver.....

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário ... Aguarde, seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.