terça-feira, 14 de abril de 2009

Veja: Gêmeos siameses de Goiás são amamentados ao mesmo tempo

A professora Eliana Ledo Rocha Brandão, 32 anos, está se adaptando ao modo de amamentar os filhos siameses, Artur e Heitor, desde segunda-feira (13). A mãe tem de alimentar os bebês ao mesmo tempo para tornar o ato mais confortável para os filhos e para ela.

As crianças nasceram na quarta-feira (8), no Hospital Materno Infantil de Goiânia, e só foram alimentados com o leite materno na véspera de receberem alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na terça-feira (14).

foto: Rodrigo Cabral/Secretaria de Saúde do Estado de Goiás
Museu do Mar em Santos
Bebês siameses são amamentados ao mesmo tempo 


"Eu chorei de emoção. Não via a hora de poder amamentá-los. Estive todos os dias com eles na UTI, mas tê-los nos braços foi um momento único", disse Eliana, que ainda se recupera do parto no mesmo hospital onde estão internados os filhos.

Ela afirmou ao G1 que tentou amamentar um filho por vez, mas teve dificuldades para acomodá-los no colo. "Achei melhor ficar sentada e colocá-los de maneira que um ficasse em cada seio. Foi muito emocionante", disse a professora.

O médico responsável por acompanhar os siameses, Zacarias Kalil, disse que a possibilidade de amamentar cada um dos filhos separadamente existe, mas acaba se tornando menos viável.

Família

Eliana também tem uma filha de 1 ano e 10 meses. "A família toda veio da Bahia para Goiânia ver meus bebês. É uma felicidade só", disse a mãe. Delson Lessa Brandão, 27 anos, pai dos bebês, disse que espera o aval dos médicos para voltar para casa com as crianças. "Não vemos a hora de irmos para nossa casa."

Separação 

Após a alta da UTI, os bebês passarão por vários exames, que podem indicar o cronograma ideal para a separação. Artur e Heitor estão unidos pelo tórax, abdome e bacia, possuem três pernas e um único fígado. "Estudamos a possibilidade de fazermos a separação após um ano. Até lá, faremos todos as avaliações necessárias", disse Kalil.

Ele informou ainda que uma equipe médica vai avaliar quais os procedimentos menos invasivos para a recuperação das duas crianças. "Teremos de retirar uma das pernas e deixar cada um com apenas uma perna. Outro detalhe que precisaremos estudar muito é o fato de eles terem apenas um fígado e estarem unidos pelo intestino e bexiga", disse o pediatra.

Nascimento


O parto durou cerca de 50 minutos e mobilizou dez médicos. O Hospital Materno Infantil de Goiânia é referência na realização de cirurgias de separação de gêmeos siameses. Nos últimos dez anos, os médicos da unidade já realizaram cinco cirurgias deste tipo entre os 14 casos registrados na maternidade. 

Fonte: A Gazeta

11 comentários:

  1. Na nossa condição humana é difícil compreender a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  2. o amor agora tem que ser em dobro ta ok mamãe!

    ResponderExcluir
  3. são lindos
    precisam de muito amor agora mãe e sei q ñ vai faltar...
    creia pois DEUS esta com aqueles q acredita na sua vontade e se foi vontade de DEUS ñ a porque
    nós ñ compreendermos...

    ResponderExcluir
  4. JESUS te ama muito... por isso colocou esses dois anjinhos na sua vida!

    ResponderExcluir
  5. Jesus te ama muito,
    por isso colocou esses dois anjinhos na sua vida!

    ResponderExcluir
  6. sabe as vezes DEUS da o frio conforme a coberta..
    então vc foi a escolhida...vc tem esse proposito.deus te escolheu p proteger cuidar e amar esses 2 anjos..voces vao conseguir pois lembre se vcs foram o escolhidos

    ResponderExcluir
  7. que deus ilumine o caminho desses lindos bebes e tambem o da mãe que deus os abençe a fe move montanhas

    ResponderExcluir
  8. que deus ilumine o caminho desses anjinhos e da mae que a fé move montanhas que deus os abençe

    ResponderExcluir
  9. Eu sinceramente, acho que vcs., dois foram escolhidos para poderem ter essas duas lindezas,para poder amá-las conforme são, pois assim foi a vontade do Nosso Pai Criador, Ele sempre sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  10. Anna Carolina dias29 de abril de 2011 13:17

    Felicidades ao casal e as crianças....
    Carol
    Goiania-goias

    ResponderExcluir
  11. que deus abençoe a todos da família.

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário ... Aguarde, seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.