sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Câncer de mama casos e de óbitos tem aumentado ano a ano.

Câncer de mama ainda não tem a atenção que merece, apontam ONGs
Previsão é de que 12 mil brasileiras morram da doença em 2010.
Número de casos e de óbitos tem aumentado ano a ano.


Neste ano, estima-se que 49.240 brasileiras descubram que têm câncer de mama. Dessas, calcula-se que 37 mil vão conseguir se tratar – às vezes às custas de quimioterapia e até extração da mama – e que 12 mil não resistirão à doença.

O número de casos, estimados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), vem crescendo, pois a doença está ligada a fatores de risco que têm aumentado, como o estilo de vida sedentário e o uso de píluas anticoncepcionais. Já a maior parte das mortes e do sofrimento das mulheres poderia diminuir se a doença fosse detectada com mais eficiência e tratada rapidamente, apontam organizações ligadas ao setor.
De acordo com o Inca, em alguns países desenvolvidos, como os EUA, Canadá e Noruega, há crescimento da incidência do câncer de mama, mas redução da mortalidade. No Brasil, o maior número de casos é seguido de mais falecimentos. O número de mortes saltou de 5.760 em 1990 para 11.860 em 2008, aumentando ano a ano.

NÚMEROS DO CÂNCER DE MAMA
É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo.
Estima-se que 49.240 novos casos apareçam no Brasil em 2010.
Segundo a ACS, os casos no Brasil devem aumentar de 75% a 100% em 2020 em relação a 2002.
Hoje, a incidência da enfermidade é de 49 casos a cada 100 mil mulheres.
Em 2008, 11.860 mulheres morreram da doença.
A mamografia deve ser feita a cada dois anos em mulheres que têm entre 50 a 69 anos, e o exame clínico anual deve ser feito por mulheres com idade entre 40 e 49 anos.
Fonte: Inca e ACS




  • Aspas
    É um problema de saúde básica, que não deveria ser tratado em hospitais complexos. A enfermeira do posto de saúde já tem que indicar o exame de mamografia"
Para a médica Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama), a taxa de mortalidade cairá quando as mulheres se dispuserem a fazer exames periódicos de mamografia e a rede de pública de saúde estiver preparada para fazer o teste em todas as mulheres que procurarem.

“Esse é um problema de saúde básica, que não deveria ser tratado em hospitais complexos. A enfermeira do posto de saúde já tem que indicar o exame de mamografia”, recomenda a médica. Ela aproveitou esta quinta-feira (4), véspera do Dia Nacional da Mamografia, para alertar contra a doença em entrevista coletiva concedida em São Paulo (SP).

Foto: Femama/Divulgação

A mamografia é realizada em um aparelho de raio X especial chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida para fornecer melhores imagens. (Foto: Femama/Divulgação)

Segundo Maira, outro fator que aumenta a mortalidade é a demora no atendimento. Ela explica que o tempo ideal do ciclo de tratamento – desde o exame que descobre o câncer, a biópsia até a cirurgia ou quimioterapia – deveria ser de quatro a seis semanas. Na prática, contudo, as mulheres enfrentam filas de espera nos hospitais enquanto o câncer se desenvolve, e o tratamento pode durar meses.

Foto: Iberê Thenório/G1

'O câncer de mama tem cura e pode ser tratado sem mutilar a mulher', afirma a médica Maira Caleffi, à esquerda, presidente da Femama - organização que reúne 42 ONGs de combate à doença. (Foto: Iberê Thenório/G1)

US$ 300 mil
A boa notícia para as mulheres é que a rede de apoio a elas está se fortalecendo. A Femama, criada em 2006, já reúne 42 instituições, que atuam em 18 estados brasileiros. Em 2010, as ONGs querem aproveitar o período eleitoral para convencer candidatos a incluírem em seus planos de governo uma atenção especial à prevenção e controle do câncer de mama.


Uma boa ajuda também está vindo de fora. Nesta semana, durante um fórum que discutiu o problema em São Paulo, a organização norte-americana American Cancer Sociedade(ACS) anunciou a doação de US$ 350 mil (cerca de R$ 645 mil) para fortalecer as ONGs brasileiras.


“Esse não é um problema só de hoje, é um problema do futuro”, prevê a diretora da ACS para a América Latina, Alessandra Durstine. De acordo com ela, o Brasil foi escolhido para receber a ajuda porque já conta com organizações capazes de gerir os recursos doados. 
Mamografia no lugar do autoexame
De acordo com Gustavo Azenha, diretor de programas da ACS no Brasil, os tratamentos atuais permitem curar de 80% a 90% dos casos de câncer de mama, desde que o diagnóstico seja feito de forma precoce.


Para descobrir a doença, contudo, a associação não recomenda que a mulher faça apenas o autoexame, pois quando a mulher é capaz de tocar os seios e perceber o tumor ele já pode estar em estágio avançado. A melhor forma de descobrir o câncer, de acordo com a ACS e a Femama, é a mamografia, que deve ser feita pelo menos a cada dois anos em mulheres que têm entre 50 e 69 anos.
Iberê Thenório
Do G1, em São Paulo

25 comentários:

  1. passava a minhlingua e a minha piss.a pelo a quele rego tam bom a velhota :) lol

    ResponderExcluir
  2. minha sogra teve um cancer de mama
    fez o tratamento certo e hoje esta totalmente curada gracas a deus minha solidariedade a todas as mulheres portadoras da doenca tratem e tenha fe em deus e vcs ficaram bem que deus as abencoe

    ResponderExcluir
  3. Câncer tem cura!
    São vários os fatores predominantes para a cura de câncer, entre eles, o tipo de tumor e o estágio. O diagnóstico precisa ser feito rapidamente, afinal, quanto mais cedo for descoberto, maiores são as chances de neutralizar o tumor. Nos casos de doença em estagio avançado, é possível que com o tratamento adequado, o paciente tenha com uma boa qualidade de vida e viva bem por muitos anos.
    No link http://goo.gl/vTR2e está disponível o livro sobre o assunto da escritora Isa Colli
    Espie o blog http://umamorumveraoeomilagredavida.blogspot.com/
    O diagnóstico precoce é muito importante!

    ResponderExcluir
  4. HOJE JA PODE SE CONSTARA QUE É GRANDE O NUMERO DE CASOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES JOVENS TANTO NO BRASIL , QUANTO EM OUTROS PAÍSES. EU MESMA FOI ACOMETIDA DE UM CA DE MAMA COM 37 ANOS E TIVE MEU SEIO AMPUTADO DEVIDO AO FATO E MUITA DEMORA AO SE FAZER A CIRURGIA PARA RETIRADA DO NODULO AO FIM DA QUIMIOTERAPIA NEOADJUVANTE(TERAPIA QUE SE FAZ PARA DIMINUIR O NODULO E PROPORCIONAR UMA QUADRANTECTOMIA). É LAMENTÁVEL QUE TANTAS MULHERES TEEM QUE SER MUTILADAS A CADA ANO POR FALTA DE MAIOR ESTRUTUTAÇAO DA SAÚDE PÚBLICA NO QUE SE TRATA DE CANCER DE MAMA. PENSO QUE SE HOUVESSEM MUDANÇAS NESTA ÁREA, EVITARIA-SE TANTA MUTILAÇAO E TAMBEM SE ECONOMISARIA MUITO MAIS EM CIRURGIAS DE RECONSTRUÇAO E TODOS OS ADVINDOS DESTA RECONSTRUÇAO. ASSIM SENDO SERIA NECESSARIO UMA MAMOGRAFIA A CADA ANO INDEPENDENTE DE IDADE.MULHERES E HOMENS , ESTEJAM ATENTOS AO FATO. CÂNCER MATA!!!!

    ResponderExcluir
  5. tenho 30 anos fui ao medico pouco tempo a medica disse q estou com2 nodulos na mama direita.estou com insonia emuito triste tenho medo d estar com ca sou d montes claros mg

    ResponderExcluir
  6. hoje morre mais uma por causa desta doença uma jovem de 29 anos deixando 2 filhos e muitas saudade pra familia

    ResponderExcluir
  7. estou com medo ja faleceram 12 parentes meu o ultimo meu pai com cancer,estou com dores nos mamilos e coçam muito,e inguas neles ardem muito e coçam e doloridos sera ,q pode ser vou ao medico amanha fazer exames tenho 36 anos nunca mamentei tenho 2 filhos sou de goiania

    ResponderExcluir
  8. Sou uma mulher de 31 anos,tinha ca estou muito feliz com a cirugia que foi um susesso agradeço a DEUS acredite tenha fe que tudo vai dar certo.

    ResponderExcluir
  9. tenho 28 anos e a seis meses estou na luta contra um cançer de mama hoje descobri que meu tumor voltou a cresçer e depois de 12 sessões de quimio... amanha vou mudar o tratamento e ver no que vai dar estou confiante que Deus vai colocar sua mao e o tumor vai diminuir... assim entao eu vou poder operar....

    ResponderExcluir
  10. tem 8 dias que estou sentindo dor na mama esquerda, e tambem notei um nodulo ao lado esquerdo do mamilo,estou com medo, pois tenho 38 anos,tenho 4 lindos filhos,2 rapazes e 2 garotinhas que amo demais.

    ResponderExcluir
  11. tenho vinte nove anos, a mais ou menos 1 mes sinto um nódulo consideravelmente grande em proporçao aos meus seios, nao doi, mas incomoda se deito de barriga para baixo, estou preocupada demais porem dependo do SUS para iniciar tratamento, piada ainda nao consegui marcar nem uma primeira consulta. desejem-me sorte.

    ResponderExcluir
  12. TENHO 35 ANOS 01 FILHO , A 1 MÊS DESCOBRI UM CANCER DE MAMA NA MAMA DIREITA É MALIGNO RARO DOENÇA DE PAGET VOU COMESSAR O TRATAMENTEO TALVEZ AINDA ESTE MÊS.. HOREM POR MIM É MUITO DIFICIL SOU DE ITABORAI RJ.

    ResponderExcluir
  13. Tenho 28 anos, detectei até então nódulos nos seios, estou apreensiva pois tenho um filho de 11 aninhos, sei que é ruim depender do SUS, não pelo os PFS'S e sim pelas pessoas que ñ dão a minima importância para o problema das pessoas. Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 36 anos, 4 filhos, e encontrei um nodulo no meio seio direito, fui a medica, e ela solicitou mamografia e ultrassom, estou apreensiva, confesso que nao acreditando que possa ser tumor, mas dia 10/01 farei os exames e seja o que for, vamos a LUTA SEMPRE PELA VIDA.

    ResponderExcluir
  15. Tenho 33 anos descobri hj dia 19/01/2012 q estou com cancer de mama. Na hora foi umbak, mas tenho fé em Jesus q vou me curar e poder terminar de criar meus 03 filhos,junto com meus pais e Deus..Um abraço a tds e q Deus me de forçae coragem nesse começo de caminhada. Novo hamburgo 19/01/2012 RS

    ResponderExcluir
  16. a palavra de deus nos diz;se tiveres fé do tamanho do graõ de mostarda seriamos capaz de transporta os montes,se apenas tocar nas vestes de jesus,se creres veras a gloria de deus.

    ResponderExcluir
  17. ue achei estranho os comentarios que li todas mulheres jovens demais nao e isso que a estatistica diz

    ResponderExcluir
  18. MINHA MÃE ESTA COM CÂNCER DE MAMA NÃO SABEMOS AO CERTO QUANTO TEMPO FAZ QUE ESSA DOENÇA COMEÇOU POIS ELA FEZ SEU ULTIMO EXAME EM SETEMBRO DO ANO PASSADO (2011). TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DESSE EXAME TER SIDO MAL FEITO. QUANDO OS SINTOMAS COMEÇARAM APARECER ELA VOLTOU AO MEDICO QUE A ACOMPANHA HÁ ALGUM TEMPO E ELE DEU OUTRO DIAGNOSTICO DIZENDO QUE ERA LER-DOT POR CONTA DE SEU TRABALHO E PASSOU ANTI-INFLAMATÓRIOS E COMPRESSAS NO SEIO. POR NÃO OBTER MELHORAS FOI A OUTRO MEDICO NO HOSPITAL DO CÂNCER EM RECIFE PE. FEZ NOVOS EXAMES QUE CONSTATARAM QUE ERA CÂNCER MESMO E QUE ESTAVA SE DESENVOLVENDO MUITO RÁPIDO, POR ISSO ELA VAI COMEÇAR O TRATAMENTO PELA QUIMIOTERAPIA. MAS A MÉDICA FALOU QUE IRA TIRAR TODA A MAMA. ELA ESTA DESESPERADA E EU TAMBÉM. ESTAMOS TENTADO SER FORTE MAS É MUITO DIFÍCIL, PRINCIPALMENTE PELA TEMPO QUE PERDEMOS COM DIAGNOSTICO ERRADO DE UM MASTOLOGISTA DESENFORMADO. ESTOU COM MUITO MEDO QUE ESTEJA EM ESTADO AVANÇADO. ELA ESTA FAZENDO OS ÚLTIMOS EXAMES PARA A QUIMIOTERAPIA. OS PRIMEIROS SINTOMAS FORAM DOR NO BRAÇO LANDRA NAS AXILAS SEIO DURO, PONTADAS FREQUENTES, BICO DO SEIO RÍGIDO,DORES NO SEIO E NO BRAÇO DEPOIS VERMELHIDÃO E DESCAMAÇÃO E TODO O SEIO FICOU COM SE ESTIVESSE PEDRADO. GOSTARIA QUE TODAS AS MULHERES PRESTASSEM ATENÇÃO NESSES SINTOMAS PARA NÃO PARDECEM TEMPO COM MÉDICO PARTICULARES, FOCEM EM BUSCA DE ATENDIMENTO NOS HOSPITAIS DO CÂNCER MAS APROXIMO DE SUA RESIDENCIA. BOA TARDE E BOA SORTE! PESO A TODAS E TODOS QUE OREM PELA MINHA MÃE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou orar pela recuperação de sua mãe. Deus vai restabelecer a saúde dela. Creia nisso!

      Excluir
  19. Olá minha gente estou aqui outra fez para dizer que a minha mãe hoje fez ultrassom do adomem graças a Deus deu tudo certo. pois esse tipo de exame é para fazer uma varredura da doença mas esta tudo bem. estamos aguardando a próxima consulta, para marca a quimioterapia. sim da vez que falei dos sintomas do câncer de que a minha mãe esta esqueci de dizer mas um sintoma ( o bico do seio fica esverdeado ). Desejo a todas as mulheres que estão litando contra o câncer de mama que DEUS as abençoe. continuem orando e tendo fé que DEUS está com vocês. CONFIA NO SENHOR E ELE TUDO FARA. BOA TARDE!

    ResponderExcluir
  20. oi!tira minha duvida ,eu tenho seios muito pequeno>.< acho que
    nem vai dar para ser apertada na maquina ,tenho 33 anos fico
    com vergonha de ir fazer exame me ajuda a superar isso...
    mesmo tendo seio assim dar para fazer???

    ResponderExcluir
  21. Olá. Estou aqui novamente para dizer que a minha mãe começou a quimioterapia no dia 09/07/2012. Mais ainda não fez todos os exames necessários, esta faltando a cintilografia óssea. Pois a liberação demora muito e não dava para esperar. Não sabemos ainda quando vão liberar, mais estamos confiante na recuperação dela, temos muita fé em DEUS ele esta no controle de nossas vidas. Escutei um louvor domingo passado que dizia a seguinte frase DEUS não nos fez para SOFRER. Só estou um pouco preocupada porque ela esta sentindo fortes dores na coluna e pernas, se alguém poder mandar alguma resposta para mim eu agradeço. Sim não poderia deixar de citar o médico que esta acompanhando ela o oncologista MARCELO RAMOS TEJO SALGADO, considerado um dos melhores médicos do HCP em Recife PE, (ele parece muitooo com o médico do seriado DR. HOUSE), não poderia deixar de citar essa semelhança que é notável.Pra todos que estão passando por essa provação fiquem com DEUS e lembrem-se DEUS esta ao nosso lado, e nos momentos mais difíceis ele nos carrega nos braços. Um forte abraço para todos orem pela recuperação da minha mãe, e tenham fé em DEUS.

    ResponderExcluir
  22. lu Deus conforta a sua mâe para deus os obstáculos sâo os meios confie em Deus e ele proverá

    ResponderExcluir
  23. eu tenho 12 anos e estou aprendendo sobre cancer de mama...essas pessoas q sofrem com isso tem q confiar mt em DEUS pq nesse momento de afliçao vc tem q confiar mt nele.... DEUS.
    e eu queria falar para a lu confiar em deus q a mae dela sera curada em nome de JESUS ore....

    ResponderExcluir
  24. lu eu estou na 6 serie e estou aprendendo sobre cancer de mama.eu tenho 12 anos,e quero falar pra vc ñ desistir essa luta com a sua mae...a unica coisa que eu tenho a dizer e q vc confie no DEUS todo poderoso e td q vc precisar ele te ajudara cada vez mais...

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para deixar um comentário ... Aguarde, seu comentário poderá levar alguns minutos para ser exibido.